Claude Bernard

Fui médico e fisiologista francês nasci em Saint-Julien, famoso por estudar os sistemas  orgânicos e a criação da fisiologia experimental, que abriu novos caminhos para o conhecimento dos mecanismos que regem o funcionamento dos seres vivos. Estudei Medicina em Paris, onde fui assistente e sucessor do fisiologista François Magendie (1783-1855), meu mestre, na cátedra de Medicina no Colége de France, e com quem realizei pesquisas sobre os nervos espinhais. Iniciei meus estudos sobre a Fisiologia (1843), que resultaram em trabalhos sobre a digestão, a circulação e o sistema nervoso, doutourei-me em ciências (1853) e criei e assumi a cátedra de Fisiologia Geral na Faculdade de Ciências de Sorbonne (1854). Entrei como membro da Academia Francesa de Ciências (1854) e para o Collège de France, após a morte de Magendie (1855) e minha morte se deu em Paris. Entre muitas descobertas destaca-se a do glicogênio e o processo da glicogênese (1855). Considerado um precursor da revolução bioquímica do século XX, desenvolveu também importantes investigações sobre substâncias venenosas. Também entrei para a Academia de Medicina (1868) e escrevi um extraordinário livro: Introduction à la médecine expérimentale (1865).

Referências:

www.netsaber.com.br/biografia/