Cientista Avicenna

Meu nome é Avicenna, sou filósofo e cientista medieval  da persa Abu Ali al-Hussayn ibn Abd-Allah ibn Sina, mas me chamam mesmo de Avicenna. Sou um dos mais influentes cientistas islâmicos, trabalhei em muitos aspectos da ciência, incluindo a medicina, matemática, lógica e geologia. Criou-se um extenso corpus literário durante a época geralmente conhecida como “Era de Ouro do Islão”, na qual traduções de textos greco-romanos, persas e indianos foram extensivamente estudados.

Já escrevi cerca de 450 textos sobre uma grande variedade de assuntos, os meus dois mais famosos são o Canon de Medicina e O Livro da Cura. Estes foram utilizados como manuais universitários padrão em toda a Europa há centenas de anos. No entanto, sua influência se estendeu mais longe, como ele também é considerado responsável pela introdução de quarentena para evitar a propagação de infecções, bem como a introdução de ensaios clínicos e de experimentação sistemática.

Eu sempre considerei que as causas da boa saúde e das doenças eram as seguintes: as causas materiais, os elementos, os humores, a variabilidade dos humores, os temperamentos, as faculdades psíquicas, a força vital, os órgãos, as causas eficientes, as causas formais, as faculdades vitais e as causas finais. Apesar de não trabalhar com a astronomia, fui homenageado e fiquei muito lisonjeado com a nomeação de um asteroide, o qual recebeu o meu nome.

Consideram-me ainda como um dos maiores pensadores e pesquisadores de medicina da história. Fazendo com que conservem a minha reputação original , representadas por minhas obras médicas mais importantes são o Qanun (Cânone) e um tratado sobre medicamentos cardíacos.

Andressa Rauber

Acadêmica de Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química

UFSS-Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Cerro Largo

Bolsista PIBIDCiências/CAPES

Tagas editadas pelo professor