Charles Adolphe Wurtz

Charles Adolphe Wurtz


Sou Químico francês nasci em Wolfisheim, perto de Estrasburgo onde meu pai era luterano pastor. Estrasburgo foi e é a capital da província de fronteira francesa da Alsácia, que tinha sido parte da Alemanha até o século XVII. Quando terminei o protestante ginásio em Estrasburgo em 1834, meu pai me permitiu estudar medicina  ao lado de teologia. Dediquei-me especialmente para o lado químico da minha profissão com tal sucesso que em 1839 fui nomeado chefe Chimiques dês travaux na faculdade de medicina em Estrasburgo.  Para o semestre de verão de 1842, estudei com Justus Von Liebig na Universidade de Giessen. Depois de me formar a partir de Estrasburgo, como MD, em 1843, com uma tese sobre albumina e fibrina. Sintetizei (1849) o primeiro derivado orgânico do amoníaco, a etil-amina. Além de descobrir o metil e a etil-amina (1849), também sintetizei glicol (1856), o fenol (1867), com Auguste Kekulé, e a condensação de aldol (1872). Minha mais notável invenção (1855) foi de um método para sintetizar hidrocarboneto, a reação de Wurtz. Como não havia nenhum laboratório à minha disposição na Escola de Medicina, abri um privado em 1850 no Garanciere Rue, mas três anos mais tarde o edifício foi vendido, e o laboratório teve que ser abandonado. Em 1850, recebi o cargo de professor de química no novo Instituto em Versailles, mas a Instituição foi abolida em 1852. No ano seguinte, o presidente da "farmácia e química orgânica" na faculdade de medicina tornou-se vago pela renúncia de Dumas, e o presidente da "química médica" pela morte de Mathieu Orfila. Ambos os presidentes foram abolidos, e eu foi nomeado para o cargo recém-definido de "química orgânica e mineral". Em 1866, assumi as funções de reitor da faculdade de medicina. Nesta posição, esforcei-me para garantir a recomposição e reconstrução dos edifícios dedicados à instrução científica, pedindo que, na oferta de ensino devidamente equipados laboratórios de França era muito atrás da Alemanha em 1875, renunciando o cargo de reitor, mas mantendo o título de honorário reitor, me tornei o primeiro ocupante de uma cadeira nova de química orgânica na Sorbonne, que o governo havia estabelecido devido minha influência. No entanto, tive grande dificuldade na obtenção de um laboratório adequado. Os edifícios da nova Sorbonne que, em última análise, desde modernos laboratórios científicos não foram concluídas até 1894.
Fui membro honorário de quase todas as sociedades científicas na Europa. Fui o principal fundador da Sociedade Química de Paris (1858). Em 1880, fui vice-presidente e no ano de 1881 fui presidente da Academia Francesa de Ciências, que entrou em 1867 em sucessão a Théophile-Jules Pelouze. Em 1881, fui eleito senador vitalício . Meu Nome é um dos 72 nomes inscritos na torre Eiffel.


http://www.fisicanet.com.ar/biografias/cientificos/w/wurtz.php
http://www.biografiasyvidas.com/biografia/w/wurtz.htm
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ChaAWurt.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Charles-Adolphe_Wurtz