Minhas expectativas nas TIC

Após dois meses do inicio das aulas do 5° semestre, tive enfim minha primeira aula de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Estava ansiosa, a proposta do professor da disciplina me parece ser muito interessante. Acredito que é necessário incrementar as TIC no processo de ensino-aprendizagem, para que o mesmo seja cada vez mais de maior qualidade.

Em tempos modernos, num contexto de globalização, onde as informações são de grande e fácil acessibilidade, creio que necessitamos incrementar também nas escolas, assim talvez usufruindo das TIC para ensinar seja uma forma mais “gostosa” de aprender para o nosso aluno.

Mas para fazermos uso de tais recursos é necessário que se saiba primeiramente que existem, além de saber trabalhar com elas. Para tanto é necessário aprender..., e essa oportunidade estou tendo no curso, com essa disciplina.

Muito ouvimos falar da importância do uso das TIC, mas até hoje ouvimos falar nas escolas, que levar os alunos para a informática é perca de tempo. Eu me pergunto, por que? É …, acho que é fácil entender, os professores não tiveram essa formação, por isso não veem a real importância disso.

Acredito que com essa disciplina terei a oportunidade de conhecer algumas das tecnologias aplicáveis ao ensino. Considerando a importância, me desafio a aproveitar e aprender ao máximo as aulas, para que quando estiver exercendo a docência possa utilizar com meus alunos, objetivando desenvolver junto com eles um processo de ensino aprendizagem que vá além da simples aula tradicional de repassar conteúdos.

Para tornar as aulas mais atrativas é necessário que elas sejam planejadas e aplicadas sempre levando em conta a realidade, o contexto no qual se está inserido. Pois a escola deve fazer parte da realidade do aluno. Os conhecimentos não devem ficar entre as paredes da sala de aula, mas sim ser levadas “porta afora” , aplicados no dia a dia. Nesse sentido mais uma vez afirmo crer que as TIC além de outras ferramentas, métodos... são de fundamental valia incrementar ás nossas aulas.