Meu nome é Charles Goodyear

Meu nome é Charles Goodyear nasci em 29 de Dezembro de 1800, na cidade americana de New Haven (Connecticut). Até os 14 anos, vivi na fazenda do meu pai, que era ferreiro. Em 1814, eu fui para a Filadélfia para aprender a trabalhar no ramo de ferragens. Voltei aos 22 anos para trabalhar como sócio do meu pai.

Em 1826, já casado com Clarissa Beecher, me mudei para Filadélfia, onde abri uma loja de ferragens. Meu negócio não deu certo e fui a valência. Entre 1831 e 1832, começei a me interessar por artefatos fabricados a partir de borracha.

No verão de 1834, de passagem pela cidade de Nova York, visitei uma empresa americana que fabricava produtos de borracha natural, e fiquei muito interessado, passei então a estudar sobre o assunto. Devido a uma série de imprevistos não pude pagar minhas dívidas e fui preso. Na prisão estudei a fundo o processo da borracha. Quando sai da prisão, realizei experimentos com à borracha misturada com o pó de magnésio (talco) obtive resultados promissores. Convenci, então, um amigo de infância a me financiar em uma pequena fábrica. Eu, minha mulher e minhas filhas iniciamos então uma produção de artigos de borracha.

Continuando minha pesquisa, tentei secar a borracha não só misturando pó de magnésio, mas também, de cal, o que melhorou em muito o aspecto do produto feito com a borracha natural. Certo dia decidi mudar a pintura de uma de minhas antigas peças e a lavei com ácido nítrico para retirada da tinta. O material escureceu e eu o joguei fora. Entretanto, pouco tempo depois, lembrei-me que a peça escurecida também apresentava uma textura diferente. Após recuperar a peça na lata de lixo, verifiquei que é verdade. O ácido nítrico havia transformado o material, a peça estava macia e seca, como um tecido. Era o melhor produto de borracha natural jamais produzido.

Um homem de negócios de Nova York adiantou-me uma boa quantia em dinheiro para que eu poderia começar a produção industrial desse novo produto de borracha.

No inverno de 1839, depois de cinco anos de vida inteiramente dedicados a pesquisas com borracha natural, eu me dei conta da importância do enxofre nas propriedades da borracha e criei o processo de vulcanização. Na verdade, o nome vulcanização foi escolhido anos depois, como uma homenagem ao deus romano do fogo, Vulcano. Até hoje todos discutem se a vulcanização com enxofre foi uma descoberta acidental ou não. Eu afirmo que essa invenção não foi exatamente produzida por um método científico, mas foi resultado de muitos experimentos e grande poder de observação.

Continuando minhas pesquisas observei que submetendo a composição de borracha com enxofre por quatro a seis horas, sob pressão, a cerca de 130 ºC, um material bastante uniforme e resistente é obtido. Em 1860, eu estava com muitas dívidas cerca de duzentos mil dólares, neste mesmo ano acabei por falecer.

Posso dizer que enquanto eu estive vivo minhas pesquisas não foram valorizadas, só após minha morte perceberam o quanto meu trabalho fo util.

Referências:
http://www.edu.pe.ca/kish/Grassroots/meet/howardd.htm

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/CharGoo1.html

Como muitas das maiores invenções da humanidade; o pneu tam