Louis Pasteur

Louis Pasteur

 

Eu nasci em Dôle, parte oriental da França, em 27 de dezembro de 1822. Meu pai foi sargento da Armada Napoleônica. Não fui um aluno especialmente aplicado ou brilhante na escola e nem mesmo na universidade. Quando era jovem, tinha um gosto especial pela pintura e fiz diversos retratos de minha família. Aos dezenove anos abandonei a pintura para me dedicar à carreira científica, que perdurou por toda a minha vida. Em 1847 eu completei meus estudos de doutorados na escola de física e química em Paris.

Em 1848 foram anunciadas minhas primeiras descobertas sobre assimetria dos cristais. Em 1854 tornei-me Professor de Química e Reitor da Faculdade de Ciências de Lille. Em 1857 iniciei manuscritos sobre a fermentação láctea e recebi a medalha da Sociedade Real de Londres por meus estudos sobre cristalografia. Eu também pesquisei muito sobre a geração espontânea. Em 1861 recebi um prêmio da Academia de Ciências por meus estudos sobre fermentação. Em 1865 iniciei os estudos sobre o processo que mais tarde levaria meu nome - a pasteurização. Em 1880 comecei meus estudos sobre a raiva, lançando no ano seguinte os primeiros manuscritos sobre essa zoonose. Em 1881 publiquei estudos sobre a vacina contra o antrax e contra a cólera aviária. Em 1884 apresentei, em Copenhagen, um trabalho sobre "Patogenia microbiana e vacinas". Iniciei os estudos sobre vacinação anti-rábica em animais. Em 1885 efetuei o primeiro tratamento contra a raiva humana. Os primeiros pacientes foram Joseph Meister e Jean Baptiste Jupille. Em 1886 obtive licença internacional para fundação do Instituto Pasteur, devotado ao estudo e tratamento de raiva, assim como a outros estudos microbiológicos. Em 14 de novembro de 1888, o Instituto Pasteur de Paris(nome em minha homenagem) foi inaugurado. Em 1892 o meu Jubileu (70 anos) foi comemorado na Sorbonne de Paris, com grandes solenidades. Faleci aos 73 anos, em 28 de setembro de 1895, em Chateau de Villeneuve l'Etang, perto de Paris.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pasteurização