John Dalton

John Dalton (1766 - 1844)

Eu John Dalton nasci em a 6 de Setembro de 1766 em Eaglesfield. Sou filho de um tecelão de uma fábrica local. Estudei durante 12 anos em Kendal e, após conclui minha formação acadêmica como professor de matemática, química e física do prestigiado New College de Manchester (1793-1799) a qual foi docente també. Iniciei minha caminhada como cientista realizei um extenso trabalho sobre a teoria atômica, dedicando minha vida ao ensino e à pesquisa. Em 1825, recebi a medalha da Sociedade Real pelo meu trabalho realizado sobre a teoria atômica. Em 1794, estudei a doença que possuo conhecida como discromopsia e, posteriormente, como daltonismo. A partir de 1800, passo a ocupar o cargo de secretário da Sociedade Filosófica e Literária de Manchester.

Em meu ponto de vista toda matéria é constituída por partículas indivisíveis, os átomos considero como partículas maciças, indestrutíveis e intransformáveis, ou seja, não seriam alterados pelas reações químicas. Durante meus estudos associei cada tipo de átomo a um determinado elemento químico. Os átomos de um mesmo elemento seriam todos iguais na massa, tamanho e demais qualidades e o peso (massa) de um composto seria igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituíam. Idéia que prevaleceu até a descoberta dos isótopos (1921), quando foram descobertos átomos de um mesmo elemento com massas diferentes.

 Estudei também à meteorologia, onde desenvolvi muitos trabalhos sobre fenômenos atmosféricos, como a aurora boreal. Meu principal livro é New System of Chemical Philosophy (1808-1810), onde inclui teses importantes, como a lei das proporções múltiplas, conhecida como lei de Dalton, segundo a qual a pressão total de uma mistura de gases equivale à soma das pressões parciais dos gases que a constituem.

*Venho a falecer em Manchester em 1844, aos 78 anos idade.

Link do video sobre Dalton cientista, assitam é bem interessante:

http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-ciencia/v/grandes-nomes-da-ciencia-john-dalton-integra/1559016/

 Referências: http://alkimia.tripod.com/biografias/dalton.htm