Horace Wells

                                           Horace Wells, Pai da Anestesia

       

Nasci em 21 de janeiro de 1815, em Hartford, nos Estados Unidos.


Em 1840 comecei a pesquisar as propriedades anestésicas do óxido nitroso, o que me deixou curioso para saber mais sobre o óxido nitroso, foi quando estive em uma apresentação de circo, onde um dos participantes, Samuel Cooley, estava sob efeito do óxido, ele sofreu um ferimento extenso em sua perna, mas não demonstrava nenhum sinal de dor. No dia seguinte procurei o proprietário do circo para realizar uma experiência em meu consultório com o óxido.


No ano de 1844 descobri que o óxido nitroso, o "gás hilariante" tinha propriedades anestésicas, muito usado em feiras e shows, pois produzia o riso incontrolado, por isso era chamado "o gás do riso". Notei que quando uma pessoa se feria, com o efeito do gás ela no sentia dor.


Comecei a utilizar o óxido nitroso em minha clínica com muito sucesso. O tratamento que realizei com os meus pacientes eram totalmente sem dor. Mas cometi uma grande ingenuidade, ao fazer uma demonstração científica no Massachusetts General Hospital, mas o gás não fez efeito no meu paciente. Então fui ridicularizado e sai dali escorraçado por insultos e chacotas de todos que foram ver minha demonstração.


Depois de ter sofrido várias humilhações, difamações e sofrer com a falta de reconhecimento pela minha descoberta e falido, cheguei a ser preso na horrível prisão Tomb´s Prison em Nova Yorque, acabei me suicidando na cadeia.


Mais tarde na Societé Medical de paris fui reconhecido publicamente pela minha descoberta.