Expectativas quanto às TICs

EXPECTATIVA QUANTO À DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS


          A informática vem ganhando cada vez mais espaço nos dias atuais, em nossa vida e na de muitos outros povos e nações. Por mais que alguns resistam, ela invade nossos caminhos juntamente com as novas tecnologias da informação, que surgem com o intuito de facilitar a realização de tarefas, “atalhos” para caminhos, comunicação, entre outras inúmeras utilidades. O uso de novas tecnologias está cada vez mais presente nos mais variados ambientes que podemos imaginar, e desde a década de 80 que alguns programas e projetos governamentais buscam a inserção de computadores nas escolas públicas, objetivando um grande avanço na qualidade de ensino e aprendizado, um maior nível de informações para dentro do ambiente escolar através do acesso à Internet. É importante ter “alguém” preparado para dar um suporte aos novos ingressantes ao mundo da informática, “alguém” que ajude e transmita novos conhecimentos a esses que com certeza são atraídos e possuem a curiosidade diferentemente das aulas de sala de aula no quadro branco e pincel preto.
           A implantação dos projetos de informática nas escolas públicas com o seu devido bom uso, faz-se necessário na vida de muitos alunos e professores, é uma grande oportunidade a todos, com expectativa de aulas que com certeza podem ser enriquecidas com os meios computacionais, que atrai a atenção do aluno de uma forma fora do comum, trazendo mais esperanças de uma melhor educação pública e forma bons cidadãos.

As tecnologias de informação já existem a muito tempo. Cada vez mais é comum perceber a portabilidade com a utilização de notebooks, palms, celulares entre outros dispositivos. Tudo isso permite que se conectem em diversos locais, sistemas, programas e softwares, através da internet. Tudo isso, cria uma integração de tecnologias.

A expectativa dessa disciplina é ampliar o conhecimento e adquirir métodos de apoio e ajuda através das tecnologias de informação e comunicação, para em sala de aula, como futuros professores, possamos proporcionar aulas produtivas, agradáveis, interessantes e além do mais, incomparáveis com as aulas monótonas do cotidiano.

Adriano Rodrigo Andrziewski

Acadêmico de Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química – Licenciatura.

UFFS – Campus Cerro Largo