Eu ANDREAS VESALIUS...contando minha trajetória de VIDA

Olá...caros e estimados!!!
  Sou Andreas Vesalius nasci pouco antes da meia-noite do dia 31 de dezembro de 1514. Tanto meu bisavô quanto o meu avô haviam sido médicos, e o meu pai era o boticário do imperador Maximiliano I, da família Habsburg. Fui incentivado pelo meu pai a seguir a profissão da família. Cursei primeiro a Universidade de Louvain, perto de Bruxelas, na Bélgica, e depois começei a estudar medicina na Universidade de Paris.
Nas aulas, os professores liam livros da Antiguidade sobre personagens como Galeno, o anatomista grego, enquanto seus assistentes conduziam dissecações desastradas. Sempre consegui aprender mais com um açougueiro no mercado de carnes. Em 1536, voltei a Louvain, onde aproveitei uma chance de estudar o esqueleto humano. Encontrei o cadáver de um ladrão pendurado em uma forca nas imediações da cidade. Pássaros haviam comido toda a sua carne, limpando os ossos do esqueleto. Desmembrei e estudei até conhecer todos os ossos, até mesmo com os olhos vendados.
Em 5 de dezembro de 1537, me formei em medicina pela Universidade de Pádua, perto de Veneza e tornei-me professor de anatomia no dia seguinte. Segundo a promessa que havia feito a mim mesmo, ensinava anatomia conduzindo eu próprio as dissecações. As minhas aulas tornaram-se imensamente populares. Os alunos se amontoavam na sala para observar minhas habilidosas dissecações. De forma a mostrar pequenos detalhes a grandes plateias e para ter alguma coisa que  me ajudasse nas palestras quando não havia cadáveres disponíveis, desenhei mapas dos órgãos humanos, e pendurei na sala de aula. Alguns desses mapas foram plagiados e publicados sem minha permissão. Depois disso,  publiquei o restante dos mapas com um manual de anatomia para completá-los.
O sucesso do manual me incentivou a publicar De Humani Corpus Fabrica (A Matéria do Corpo Humano). Esta grande obra foi publicada em 1543 em sete volumes, com descrições detalhadas e 300 ilustrações. Escolhi Jan Stephen van Calcar, um jovem aluno do artista Ticiano, para aperfeiçoar meus esboços de forma que os pontos essenciais pudessem ser compreendidos rapidamente. Os desenhos mostravam o corpo humano em poses naturais. No livro, detalhei  minhas descobertas e corrigi mais de 200 erros que eu havia encontrado nos livros de Galeno. Revelei que Galeno havia baseado suas teorias de anatomia em dissecações de animais.
O meu livro gerou forte oposição. O anatomista principal de Paris, Jacques Sylvius, me atacou, dizendo que isso era um insulto a Galeno. Quando completei 28 anos de idade, publiquei  A Matéria do Corpo Humano. Depois de defender o livro por um ano, deixei o magistério e as pesquisas de anatomia. Daquele ponto em diante, trabalhei apenas como médico na co rte dos Habsburg, primeiro para o imperador Carlos V, filho de Maximiliano, e depois para o filho de Carlos, Felipe II, em Madri.
Após longo período de minha vida, pelos 50 anos de idade,  viajei a Jerusalém. Não irei contar o certo do porquê dessa viagem. A peregrinação pode ter sido feita para calar os críticos que me acusam de falta de piedade. 
Estou pensando em voltar... hoje na rua encontrei uma senhora que leu minha mão. Me disse que eu vou morrer tragicamente, na viagem de volta. Que irei morrer em um naufrágio perto da ilha grega de Zakinthos.
 Que absurdo...Acreditar nisso!!!

Referências: