PARACELSO “Pai da Medicina Integral”

PARACELSO “Pai da Medicina Integral”
Eu, Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim “Paracelso” nasci no dia 17 de dezembro de 1493 em Ensiedeln, na . Meu pai era suabiano e minha mãe era suíça. Na infância, fui educado pelo meu pai, que era alquimista e médico. Acompanhava-me nas caminhadas pelas montanhas e povoados, observando a manipulação de medicamentos. Aprendi a gostar das plantas e ervas silvestres. Fui educado na Áustriae quando jovem trabalhei em minas como analista.  Tendo concluído meus estudos, e já no meu décimo sexto ano de permanência no mosteiro, fui enviado à Universidade de Basel e logo a seguir, fui instruído pelo abade de St. Jacob (Spanheim), um dos grandes e célebres intelectuais da época. Formei-me em medicina na Universidade de Viena em 1510, quando tinha 17 anos. Fiz meu Doutorado na Universidade de Ferrara. A partir deste momento, deu início as suas viagens, passando por Áustria, Egito, Hungria, Tartária, Arábia e Polônia. Em Salzburg, Áustria, tentei estabelecer-me como médico, mas fui expulso da cidade porque simpatizei com agricultores rebeldes. Recebi o título de cidadão em Strasburg e parti para Basel. Após vários conflitos com colegas médicos e farmacêuticos e o próprio conselho de medicina da cidade,recebi uma ordem de prisão em 1528, forçando minha fuga da cidade. Em Wurzburg, aprendi com outros sábios a manipulação de produtos químicos, principalmente com Tritêmio, célebre abade e ocultista do Convento São Jorge. Em 1536, publiquei Die Grosse Wundartzney, (Cirurgia Maior), uma coleção de tratados médicos. Escrevi ainda trinta e dois artigos e ilustrações, com previsões de eventos até o ano 2106. Para que meus escritos tivessem uma penetração maior, redigi todos em alemão, e não em latim, como era o costume. Viajei pelo país como uma espécie de médico-cigano, e fiquei conhecido como "o médico dos pobres" até voltar para Salzburgo em 1540, convidado pelo bispo da cidade. Infelizmente faleci em 24 de setembro de 1541 com apenas 47 anos. A causa de minha morte não foi esclarecida. Uma hipótese é que eu tenha sido vítima de feridas infeccionadas, ocasionadas quando, embriagado, sofri uma queda numa taberna. O meu corpo foi velado na igreja de São Sebastião e, conforme meu último desejo, foram entoados os salmos bíblicos 1, 7 e 30.
se queremos
buscar deus,
devemos buscá-lo dentro de nós mesmos,
pois fora de nós,
não o encontraremos
jamáis.”
Paracelso