Edmond Halley

Meu chamo Edmond Halley e nasci em 8 de novembro de 1656, na cidade de Haggerston, na Inglaterra. Quando completei os meus 17 anos fui para Universidade de Oxford levando os meus instrumentos de observação. Estes, presentes de meu pai, também chamado Edmond Halley. Meu pai era um mercador de sabão e sal, além de me incentivar a estudar. Estudei na Universidade de Oxford. Nela, me tornei assistente de John Flamsteed. O Astrônomo Real, no momento. Enquanto estudava alguns registros, encontrei os trechos das passagens dos cometas de 1531, 1607 e 1682. Percebi que havia um intervalo de 76 e 75 anos respectivamente. Algo que me deixou intrigado. Não sabendo resolver os cálculos para comprovar a minha teoria, recorri ao meu amigo Isaac Newton. Na conversa com Newton, em Cambridge na Inglaterra, surgiram descobertas que ele fez e as mesmas ainda não tinham sido publicadas. Incentivei-o a publicar tais descobertas e me ofereci a encaminhar os detalhes da organização e publicação do livro. Meses mais tarde, Newton terminou de escrever o seu livro: PRINCIPIA. Eu até ajudei-o a custear uma parte da publicação, não que isso fosse necessário pois ele era rico. Enfim, usando me do método de Newton pude calcular as órbitas dos cometas daqueles anos citados anteriormente. Cometas que se mostraram ter órbitas muito semelhantes, o que me levava a dizer que eram, na verdade, o mesmo cometa visitando o nosso sistema solar de tempos em tempos. Mais precisamente, a cada 75 ou 76 anos. Em 1705 publiquei as minhas observações. De acordo com os cálculos, o tal cometa deveria reaparecer em 1758. E de fato, ele reapareceu. É uma pena que não vivi para vê-lo. Inesperadamente, por ter previsto corretamente a volta do cometa, acabaram batizando-o de cometa Halley. Acabei sucedendo meu orientador (Flamsteed) como Astrônomo Real de 1720 a 1742, ano de minha morte na cidade de Greenwich. Também me tornei professor da Cátedra de Savilion de geometria na Universidade de Oxford. Algumas outras tarefas as quais me dediquei foram o problema da distância Terra-Sol, marés e magnetismo. É isso e até 2061 ou 2062 quando o Halley se aproximará do Sol e se tornará facilmente visível.

REFERÊNCIAS

Astronomia da UFRGS

Brasil Escola

Só Biografias