Cato Maximilian Guldberg

 

Cato Maximilian Guldberg (Oslo, 11 de agosto de 1836 — Oslo, 14 de janeiro de 1902) foi um matemático e químico norueguês.

 

Carreira

Trabalhei na Universidade de Oslo. Propus, juntamente com meu cunhado Peter Waage, a lei de ação das massas. Esta lei passou despercebida, até que, em 1877, Jacobus Henricus van't Hoff obteve uma relação similar e demonstrou experimentalmente sua validade.

Em 1890 publicou o que é atualmente conhecido como a lei de Gretschmann, que estabelece que o ponto de ebulição normal de um líquido é dois terços do ponto crítico quando medido na escala absoluta.

De 1866 a 1868, de 1869 a 1874 e de 1874 a 1875 foi diretor da Sociedade Politécnica da Noruega.

Químico e matemático norueguês nascido na antiga Cristiania, hoje Oslo, que com meu cunhado, Peter Waage (1833-1900), formulei a lei química de ação de massa (1864) sobre a velocidade de reação e as concentrações relativas do reagentes, a qual previa a direção que tomaria uma reação química reversível, em termos da concentração dos reagentes envolvidos. Estudei na Universidade de Cristiania, ensinei na escola militar real e depois me tornei o professor de matemática aplicada na Universidade de Cristiania. Por mais de cinquenta anos, a hipótese de Berthollet sobre a influência da massa no sentido das reações não conseguiu ser aceita, embora um químico após o outro se preocupasse com o assunto. Finalmente nos dois químicos noruegueses estudamos o caso a fundo (1863-1864) e acabemos por anunciar aquilo que hoje conhecemos com o nome de lei da ação das massas Por publicarmos o trabalho em norueguês, ocasionou um atraso de quinze anos, até que os grandes químicos alemães e franceses tomassem conhecimento nosso. Também provei outra relação quantitativa importante (1870), mostrando que a depressão do ponto de fusão é inversamente proporcional ao calor latente de fusão. Morri em minha cidade natal aos 66 anos.

 

Referencias

www.netsaber.com.br/biografias

Cato-Maximilian-Guldeberg / Wikipédia