AVOGADRO - MINHA CONTRIBUIÇÃO PARA A QUÍMICA

Me chamo Amedeo Avogadro, nasci em Turim, em 9 de agosto de 1776, fui
químico e físico italiano, morri em 9 de julho de 1856.  Fui Conde de
Quarequa e de Cerreto herdei o título de nobreza do meu pai, também
fui presidente do senado do Piemonte em 1799, me formei em ciências
jurídicas, pratiquei a advocacia por alguns anos; Manifestei interesse
pelas ciências naturais, estudei por conta própria, química, física e
matemática.

Em 1809 tornei-me professor de física no Reale Collegio di Vercelli.
Em 1820 obtive a cadeira de física da universidade de Turim e escrevi
vários trabalhos sobre questões de química e de física e em 1850,
retirei-me da universidade.

Em 1811 enunciei o mais importante princípios da química moderna, a
hipótese hoje conhecida como lei de Avogadro: "Iguais volumes de
quaisquer gases encerram o mesmo número de moléculas, quando medidos
nas mesmas condições de temperatura e pressão".

Mas os meus contemporâneos, como Berzelius, recusaram-se a aceitá-la.
Somente em 1858, quando o químico italiano Stanislao Cannizzaro
(1826-1910), estabeleceu em definitivo a teoria atômico-molecular
baseado na minha hipótese , e foi então universalmente consagrada como
lei. Essa lei permitiu explicar por que os gases se combinam
quimicamente em proporções simples de números inteiros, como havia
observado, anos antes, Joseph-Louis Gay-Lussac.

Fui o primeiro cientista á analisar reações que revelaram que as
moléculas dos elementos gasosos hidrogênio, oxigênio, cloro e
nitrogênio contêm dois átomos, e nos gases inertes (hélio, neônio,
argônio, criptônio xenônio e radônio) a molécula é monoatômica.
Possibilitei, também, elucidar a estrutura diatômica das moléculas de
gases como o nitrogênio, o hidrogênio e oxigênio, onde obtive a
composição correta da água, H2O, e de várias outras substâncias,
permitindo o cálculo dos pesos atômicos.

A lei de Avogadro foi estabelecida universalmente como número de
Avogadro, cujo valor foi pela primeira vez determinado, com certa
aproximação, em 1865.

O Número de Avogadro é o número de moléculas contidas em um mol de
qualquer substância. Seu valor é 6,02252 X1023. O Volume de Avogadro é
o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás, nas condições normais de
temperatura e pressão (273 K e 1 atm). Nessas condições, seu valor,
calculado pelo físico austríaco Joseph Loschmidt (1821 - 1895), é
22,412 litros.