Atividade sobre Johannes Kepler

Vida de Joahnes Kepler

Vou apresentar a vocês um pouco de minha vida, minhas obras e a minha influência na astronomia e astrofísica, meu nome é Johannes Kepler, sou filho de Henrich Kepler e Katharina Guldenmann, nasci em 27 de Dezembro de 1571, na pequena cidade católica de Weil der Stadt, no sul da Alemanha. Meu pai, era militar e minha mãe cuidava da casa. Dois acontecimentos marcaram a minha infância profundamente: em 1577, minha mãe levou-me a ver um cometa no céu e, em 1580,meu pai levou-me a ver um eclipse lunar.
Iniciei meu percurso universitário na Universidade de Tübingen em 1589. Estudei filosofia, matemática e astronomia. Em 1591 fui aprovado como mestre de Artes. Fui influenciado pelo meu professor de matemática e astronomia foi assim que tornei-me partidário da teoria heliocêntrica do movimento planetário que foi desenvolvido por Copérnico. Fui convidado a ensinar a matemática no seminário protestante da Universidade de Graz, na Áustria, em 1594.

Meu primeiro casamento foi em Abril de 1597. Entre 1598 e 1599 nasceram meus dois primeiros filhos, mas os dois acabaram morrendo vítimas de meningite. Acabamos passando por grandes dificuldades financeiras e procurei ultrapassá-las com a astrologia, lendo sinas e horóscopos. Minhas dificuldades estavam também relacionadas com minha escolha religiosa, eu era protestante. Minha posição era mais cada vez mais insegura, uma vez que a Contra Reforma aumentava a pressão sobre os protestantes. Até que sai de minha cidade.

Conheci em 1597, o matemático da corte do Rei Rudolph II da Boêmia, em Praga, Tycho Braye, que se notabilizara pelas suas observações astronômicas. Quando fui expulso de Gratz, Tycho convidou-me a ir para Praga e trabalhei como seu assistente. Minha família chegou a Praga em 1600. Em 1601 Tycho Braye morreu, deixando-me o maior arquivo de observações da história da ciência, e eu tinha a missão de prosseguir o seu trabalho. Assim, neste mesmo ano, sucedi meu mestre como astrônomo e matemático ao serviço do imperador Rudolph II. Trabalhando com base nas observações de Tycho.

Durante nossa estadia em Praga minha família cresceu, ganhei mais três filhos, entretanto, o mais novo acabou falecendo e minha mulher também. No ano seguinte deixei Praga e parti para Linz, casei-me novamente e fui abençoado com mais seis filhos. Neste período, minha mãe foi acusada de feitiçaria, presa, torturada e condenada a morrer na fogueira, mas consegui libertá-la.

Em 1626, as autoridades eclesiásticas de Linz consideram-me suspeito de heresia, selaram minha biblioteca e me vi obrigado a deixar Linz, parti para Ulm. Foi lá que completei os cálculos relativos à posição das 777 estrelas observadas por Tycho Brahe, às quais acrescentei 228 observadas por mim, terminei assim finalmente as Tabelas Rodolfinas.
Num inverno rigoroso, quando viajei para Rogensberg, na esperança que me pagassem o que me deviam pelos meus préstimos, acabei adoecendo e faleci em 15 de Novembro de 1630, com 61 anos de idade.

OBRAS

  Publiquei em 1597, meu primeiro trabalho como astrólogo, Mistérios do Universo.

Dioptrice, em 1611.

Astronomia para óptica, em 1604, expliquei a formação da imagem no olho humano.

Astronomia Nova, em 1609, onde descrevi minhas duas primeiras leis do movimento planetário.

Stereometria, publicado em 1615, no qual determinei o volume de alguns sólidos e as áreas de algumas superfícies.

Harmonia do mundo, onde apresento minha terceira lei do movimento planetário, foi publicada em 1619.

LEIS

    Minha principal contribuição para a astronomia e astrofísica foram as três leis do movimento planetário.

- Lei da órbitas elípticas.

 

Todos os planetas se movem segundo órbitas elípticas com o Sol num dos pontos focais.

Onde defini que, as órbitas dos planetas não são circulares, mas sim elipses. E que a distância de um foco até o objeto mais a distância do objeto até o outro foco é sempre igual não importando a localização do objeto ao longo da elipse.

 

- Lei da áreas.

 

À medida que o planeta descreve a sua órbita, o seu vetor posicional relativamente ao Sol percorre áreas iguais em intervalos de tempo iguais.

Na segunda lei mostrei que, os planetas não possuem velocidade constante, pois a velocidade dependerá da distância que o planeta está do Sol. Assim, quanto mais próximo do Sol o planeta está, maior sua velocidade, quando o planeta estiver mais distante do Sol, menor será sua velocidade.

 

 

- Lei Harmônica, ou Lei dos Períodos.

 

Os quadrados dos tempos de revolução de quaisquer dois planetas em torno do Sol (incluindo a Terra) são proporcionais aos cubos das suas distâncias médias ao Sol.

Esta lei indica que existe uma relação entre a distância do planeta e o tempo que ele demora para completar uma revolução (uma volta) em torno do Sol. Portanto, quanto mais distante do Sol o planta estiver, mais tempo levará para completar uma volta diante de nossa estrela.

Título editado pelo professor.