ANÁLISE ESTATÍSTICA DA AIDS EM DETERMINADA POPULAÇÃO

Universidade Federal da Fronteira Sul

Campus Cerro Largo

 

Graduação em Ciências: Biologia, Química e Física – Licenciatura

 

Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências

 

Adriano Rodrigo Andrziewski

 

Danian Alexandre Dugato

 

 

 

ANÁLISE ESTATÍSTICA DA AIDS EM DETERMINADA POPULAÇÃO

 

Esta análise estatística surgiu através do software NetLogo 5.0.1 em determinada cidade. Foram analisadas as porcentagens de pessoas infectadas. As variáveis utilizadas foram: número X de pessoas, tendência de relacionamento, duração de relacionamento, uso de preservativos e frequência de testes.

Primeiramente, formam analisadas um número de 50 pessoas, tiveram tendência de relacionamento de 5 vezes, por um período de 51 semanas. Nessa analise os preservativos não foram identificados, ou seja, não houve uso de preservativos. Durante um ano, metade destas pessoas realizarão pelo menos um teste durante as 51 semanas. Inicia-se a porcentagem de infectados com HIV em 4% e a partir da primeira semana até 153º semana a porcentagem se eleva a 6%, tornando-se estável a partir das semanas seguintes.

O HIV também pode ser transmitido por partilha de seringas entre usuários de drogas injetáveis, por transfusões de sangue (embora este se tornou muito pouco comum em países como os Estados Unidos, em que o sangue é testado para anticorpos anti-HIV), ou de mulheres infectadas pelo HIV a seus bebês ou antes ou durante o parto, ou, mais tarde através da amamentação. Este modelo se concentra apenas na propagação do HIV através de contato sexual.

Uma vez que o vírus não se fazer imediatamente conhecido no seu hospedeiro, os indivíduos são frequentemente infectados por algum tempo até que um teste ou sintomas de deficiência imune (o que leva a um teste) identifica-los como tal. Regularidade na identificação de indivíduos infectados pelo vírus poderia ter importantes impactos à saúde pública. Este modelo explora esta possibilidade, fazendo todos os indivíduos que sabem de seu status de HIV positivo sempre praticar o sexo seguro.