Alfred Werner

Sou Alfred Werner nasci em 12 de dezembro de 1866 na cidade de Alsaciana de Mulhausen, (na época pertencia a França) sou filho de J.A. Werner e Jeanne Tesche, estudei em Karlsruhe, Zurique e Paris. Tive um interesse especial em química e aos 18 anos já realizava minhas primeiras pesquisas químicas independentes. Entrei na Escola Técnica Federal de Zurique (1886) onde foi diplomado em química (1889).

Doutorei-me na Universidade de Zurique (1890) com uma pesquisa sobre a estereoquímica dos compostos orgânicos nitrogenados, que constituiu importante contribuição para o estudo das relações espaciais entre os átomos que constituem uma molécula. Minha obra científica mais importante se refere à estereoquímica dos compostos de nitrogênio "Uma nova concepção da Química Inorgânica"

Já, em 1892 tornei-me professor associado na Universidade de Zurique e enunciei a teoria da coordenação ou das valências residuais (1893), ou seja, desenvolvi a teoria de valência para explicar como moléculas são formadas por átomos em equilíbrio quando unidades químicas, permitindo assim, uma classificação simples e ampliando o conceito de isomeria

Dediquei-me à docência de química na Universidade de Zurique (1895-1919), recebi também o Prêmio Nobel de Química (1913) pelo estudo das ligações dos átomos em moléculas (estereoquímica), sendo o primeiro a receber um Prêmio Nobel pela química inorgânica, e o único até 1973.

 REFERÊNCIAS:

 

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/AlfredWr.html

http://www.infopedia.pt/$alfred-werner