Alexander Fleming

ALEXANDER FLEMING


Olá pessoal,

Sou Alexander Fleming, um cientista escocês. Nasci em Lochfield, no sudoeste da Escócia e estudei medicina na Universidade de Londres. Quando conclui meu curso em 1906, comecei a pesquisar, principalmente sobre substâncias com potencial bactericida que não fossem tóxicas ao organismo humano.

Também trabalhei como médico microbiologista no Hospital de St. Mary, Londres, até o começo da Primeira Guerra Mundial. Durante a guerra fui médico militar nas frentes de batalha da França e fiquei impressionado pela grande mortalidade nos hospitais de campanha causada pelas feridas de arma de fogo que resultavam em gangrena gasosa. Quando acabou a guerra, voltei ao Hospital St. Mary onde buscou intensamente um novo anti-séptico que evitasse a dura agonia provocada pelas infecções durante a guerra.

A partir daí, em meio as minhas pesquisas e experiências, enquanto trabalhava em um hospital de Londres, cheguei à descoberta da penicilina e de suas propriedades antibióticas no ano de 1928; ao observar uma cultura de bactérias. Minha descoberta foi muito importante, pois a penicilina, foi o primeiro antibiótico usado com sucesso no tratamento de infecções causadas por bactérias.

Meu laboratório sempre esteve bagunçado, o que resultou em uma grande vantagem para minha segunda importante descoberta. Em Setembro de 1928, eu estava realizando vários experimentos em meu laboratório e ao inspecionar minhas culturas antigas antes de destruí-las, notei que a colônia de um fungo havia crescido espontaneamente, como um contaminante, numa das placas de Petri semeadas com Staphylococcus aureus. Então observei outras placas e comprovei que as colônias bacterianas que se encontravam ao redor do fungo (mais tarde identificado como Penicillium notatum) eram transparentes devido a uma lise bacteriana. A lise significava a morte das bactérias, e no caso, das bactérias patogênicas (Staphylococcus aureus) crescidas na placa.

Meus descobrimentos, ainda que tenham sido acidentais, demonstram minha capacidade de intuição e observação. Fiquei satisfeito pois também tive oportunidade de acompanhar a repercussão da minha descoberta e a evolução dos antibióticos, medicamentos dos mais utilizados no mundo e responsáveis pela cura de doenças graves, como a tuberculose.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre a minha vida e convido vocês a pesquisarem mais sobre minhas descobertas e contribuições para a medicina.


Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Fleming

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alexander-fleming/alexander-fleming-1.php