Max Perutz

Max Ferdinand Perutz

1914-2002

 

Eu, Max Ferdinand Perutz, nasci em Viena em 19 de maio de 1914. Meus pais, Hugo Perutz e Dely Goldschmidt, vieram de famílias de fabricantes têxteis que fizeram sua fortuna no século 19 pela introdução da fiação e tecelagem mecânica na monarquia austríaca. Fui enviado para a escola Theresianum, e meus pais sugeriram que eu deveria estudar a lei em preparação para entrar nos negócios da família. No entanto, um bom professor despertou-me um grande interesse por química, e não tive dificuldade em convencer meus pais a estudar o que eu gostava. No ano de 1932, entrei na Universidade de Viena. Minha curiosidade foi despertada pela química orgânica, em especial pelo curso de bioquímica orgânica. Com a ajuda financeira de meu pai, tornei-me estudante de pesquisa no Laboratório Cavendish.

Após a invasão de Hitler na Áustria e Checoslováquia o negócio da minha família entrou em colapso. Meus pais tornaram-se refugiados e meus fundos próprios logo se esgotaram. Fui salvo por ser nomeado assistente de pesquisa de Sir Lawrence bragg, sob uma bolsa da Fundação Rockefeller, em 1 de janeiro de 1939. A bolsa continuou com várias interrupções devido a guerra, até 1945. Em outubro de 1947, fui nomeado chefe da Unidade de Pesquisa Médica no recém constituído Conselho de Biologia Molecular, com JC Kendrew representando todo o seu pessoal e continuei no cargo até ser eleito presidente do Medical Research Council Laboratory of Molecular Biology, em março de 1962. Meu trabalho cientifico sobre a estrutura da hemoglobina começou como resultado de uma conversa com F. Haurowitz em Praga, em setembro de 1937. GS Adair fez os primeiro scristais de hemoglobina de cavalo, e Bernal e I. Fankuchen mostraram-me como tirar e interpretar fotos de raios-X. No inicio de 1938 Bernal, Fankuchen juntamente comigo publicamos um documento sobre difração de raios X de cristias de hemoglobina e quimotripsina, mas por algumas dificuldades continuei trabalhando com hemoglobinas.

Tenho prosseguido uma linha lateral preocupada com as geleiras, estudando a sua textura cristalina e mecanismo de fluxo, mas isso foi principalmente uma desculpa para trabalhar nas montanhas: modéstia a parte, sou um alpinista afiado, mas com outras recreações como esqui, caminhada e jardinagem. Cientificamente, meu interesse esmagador fica do lado da biologia molecular.

Sou grato por ter tido a sorte de ser acompanhado por colegas de grande capacidade, vários dos quais já foram homenageados com o Prêmio Nobel, assim como eu. Sou extremamente feliz com o reconhecimento generoso dado pela Academia Sueca das Ciências e do Real Instituto Karolinska das minhas grandes aventuras comuns e esperanças que irei estimular para novos empreendimentos. Também sou membro da Fellow of the Royal Society, fui feito Comandante do Império Britânico em 1962. Também sou membro honorário da Academia Americana de Artes e Ciências.